"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Oración


Que hoy reine la paz
Que confíes en Dios en que estás exactamente donde tienes que estar.
Que no olvides las infinitas posibilidades que nacen de la fe.
Que utilices aquellos dones que has recibido, y que compartas el amor que te ha sido dado.
Que estés contento de saber que eres hijo de Dios.
Deja que esta presencia de asiente en tus huesos y le permita a tu alma la libertad de cantar, bailar, orar y amar.

Madre Teresa (27/05/2008)

Cada dia


Em cada dia que amanhece renovemos o compromisso batismal de amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Isto nos torna fiel ao Senhor e a sua igreja.

Aromas



Acender um incenso depois de um dia cansativo acalma o espírito e ainda serve para harmonizar o ambiente. Que o digam os chineses, que usam há séculos a vareta perfumada em cerimônias para atrair energias do bem. Erva doce, lavanda, eucalipto, alecrim, âmbar, camomila e amor-perfeito têm poderes calmantes, por isso são muito apropriados para restabelecer a PAZ e HARMONIA. Prefira os Incensos com óleos Essenciais que são mais puros e têm cheiro suave.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Amor e responsabilidadfe

AMOR E RESPONSABILIDADE NA TRANSMISSÃO DA VIDA


É sempre emocionante sentir a presença de uma mulher grávida. Ela é portadora de um mistério - o mistério da vida - e sonha com o futuro nascimento do seu bebê: Como será? Vai ser menino ou menina? De olhos escuros ou claros?
O filho que vai nascer se torna, pois, o centro das atenções e cuidados dos pensamentos e ações da futura mãe.
A criança, que no seio materno ensaia já os primeiros movimentos, "sabe" com quanto amor está sendo esperada. E isto lhe faz bem. O contrário também é verdade, ou seja: se uma criança não for aceita ou "ficar sabendo" que os pais brigam ou se odeiam, então ela carregará pela vida afora uma marca negativa. Daí nasce a necessidade de se gerar uma nova vida somente num clima de amor e responsabilidade.
Os pais, quando decidem ter filho, se tornam cooperadores de Deus criador e participam da alegria e dos benefícios dessa nobre função: "Os filhos são, sem dúvida, o maior dom do matrimonio e contribuem muito para o bem dos próprios pais" (GS 50).
Cada filho será fruto e expressão do amor e da comunhão da vida dos esposos. A família continua sendo, portanto, o lugar privilegiado para se transmitir a vida.
(Texto extraído do Livro CREIO NA FAMÍLIA Edições Paulinas)

Cura

PRIMERO A CURA DA ALMA


Como em diversos Santuários Marianos, muitos peregrinos rezam pelos seus doentes. No entanto, com frequência, as pessoas do nosso tempo vêem o doente de uma maneira mais pagã do que cristã. Analisando nosso comportamento, queremos ensinar a Deus o que Ele deve fazer, isto é, curar, em vez de ler Sua mensagem de amor através do sofrimento e abrir-nos ao Seu projeto divino. Quando Nossa Senhora, através de Ivanka, pede-nos para rezar pelas famílias que tem doentes, é porque, como Mãe, Ela sofre e, também porque deseja inspirar essas famílias com Sua atitude de santidade diante do mal, transformando-o em bem através do amor. Muitas vezes, o Senhor deseja curar em primeiro lugar o coração da família antes de operar a cura física do doente.

Nossa Senhora de Lourdes


Uma das mais famosas aparições de Nossa Senhora na terra ocorreu no sul da França, na gruta de Lourdes, no ano de 1858. Quem teve a sublime visão foi a jovem Bernadete Soubirous, escolhida para ser a portadora de uma mensagem do céu que tem atravessado os séculos. Essa aparição ocorreu por 18 vezes. Iniciaram-se no dia 11 de fevereiro e se estenderam até 16 de julho de 1858. A menina perguntou `a bela senhora quem era ela, ouvindo a simples resposta: "Eu sou a Imaculada Conceição". Sim, era a mesma Mãe Santíssima que, no Apocalipse, esmaga a cabeça do dragão, da serpente, de Satanás.
o Santuário de Lourdes passou a ser, para todo o mundo cristão, uma fonte de bênçãos. Milagres extraordinários acontecem durante a bênção com o Santíssimo ou o mergulho nas piscinas de Lourdes, onde correm águas da gruta das aparições. Em 1907, em todo o mundo, a Igreja passou a comemorar a festa de Nossa Senhora de Lourdes no dia 11 de fevereiro. A jovem Bernadete Soubirous foi canonizada no ano de 1933.

Igreja


VOCÊ SABE QUE DATA FOI FUNDADA A SUA IGREJA?

NOME .. .. .. .. .. .. .. .. .. FUNDADOR .. .. .. .. .. .. DATA / LOCAL
Católica ........................ Jesus Cristo ................... AD 30*Jerusalém
Luterana ...................... Martinho Lutero ............. 1517 *Alemanha
Episcopal .......................Henrique VIII ................. 1534 *Inglaterra
Presbiteriana .........,......John Knox ...................... 1560 *scócia
Congregacional .............Robert Browne ............. 1580 *Inglaterra
Batista ...........................John Smith ..................... 1611 *Inglaterra
Metodista....................... John Wesley....................1738*Inglaterra
Ig, de J.C.d/Santos dos últimos dias (Mórmon)
..................................... Joseph Smith J ............... 1830* E. Unidos
Adventista ....................William Miller ................. 1830 *E. Unidos
Testem. de Jeová ....... Charles T. Russel ........... 1874* E. Unidos
Espiritismo .................. Allan Kardec .................... 1893* E. Unidos
Pentecostal ................ Vários Ministros .............. 1914 *E. Unidos

LEMBRE-SE DE QUE A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO FOI FUNDADA POR
JESUS CRISTO.

Santa Maria, Mãe de Deus


Celebramos Maria como Mãe de Deus, porque ela é a mãe do verdadeiro homem Jesus de Nazaré. Em Jesus, ser Deus e ser homem é ser inseparável.
Maria se tornou Mãe de Deus à medida que foi verdadeira mãe do homem Jesus. Ela o deu ao povo. Com isso, Maria fez nascer Deus no meio do povo. Fez surgir a Paz, que é o desejo e a esperança da humanidade, hoje e sempre.
Deus inseriu Jesus no povo através de Maria, que se torna pote para subirmos ou para Deus descer.
Maria, mulher-mãe, é ponto de inserção da vida nova no povo. Em Maria, essa vida é divina, Deus se insere no povo por meio da maternidade, que ele mesmo criou.
Dessa forma, como pela maternidade humana e divina Maria se tornou ponte para Deus vir a nós, assim a comunidade humana deve se tornar ponte para Deus chegar ao mundo.
Assim sendo, é preciso transformar a vida humana e a estrutura da sociedade, quando não condizem com a dignidade que Deus lhe conferiu pela inserção de Jesus no mundo.
PALAVRAS DE FÉ
FORAM COM GRANDE PRESSA E ACHARAM MARIA E JOSÉ,
E O MENINO DEITADO NA MANJEDOURA.
(Lucas 2.16)

terça-feira, 9 de junho de 2009

Receita

RECEITA DA DONA CACILDA

Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia, às 8 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão. E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, eu dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas de tecido florido que enfeitavam a janela. Ela me interrompeu com entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
"Ah, eu adoro essas cortinas."
"Dona Cacilda, a senhora ainda não viu seu quarto, espera mais um pouco."
"Isso não tem nada a ver, ela respondeu, felicicdade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada. Vai depender de como eu preparo a minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem."
"Simples assim?"
"Nem tanto; isso é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos."
Calmamente ela continuou:
"Cada dia é um presente; e, enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho par você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua 'Conta de Lembranças'. E aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acreditando que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica."

Depois me pediu para anotar:

1. Jogue fora todos os números não essenciais para a sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe seu médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago.
2. Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.
4.Curta coisas simples.
5. Ria sempre, muito alto. Ria até perder o fôlego, ria para você mesma no espelho, ao acordar e que o sorriso seja sua última 'atitude' antes de dormir.
6. Lágrimas acontecem. Aguente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é você mesmo. Esteja vivo enquanto você viver e seja uma boa companhia para si mesmo.
7. Esteja sempre rodeado daquilo de que você gosta: pode se a família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio, sua mente seu paraíso.
8. Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a da maneira mais simples: caminhe, sorria, beba água, ore, veja comédias, leia piadas ou histórias de aventuras, romances e comédias.
9. Não faça viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, pega carona numa cauda do cometa, imagine os mais diversos objetos formados pelas nuvens no céu, mas evite as viagens ao passado, pois você pode ficar retido na estação errada. Escolha as lembranças que quer ter, não se deixe dominar por elas ou perderá o direito à escolha.
10. Diga a quem você ama que você realmente o ama, e diga isso em todas as oportunidades através do olhar, do toque, das palavras, das ações diárias e do carinho. Seja feliz com seu próprio sentimento e não exija retribuição: você terá, de graça, o que o outro sentir;nada mais, nada menos.

sábado, 18 de abril de 2009

Pensamentos

(Click meu - Rio 01/05/2009)
"Jesus é o segredo de uma vida feliz!"


"É ótimo estar viva!"


"É bom amar e ser amada!"


"Jesus é o segurança da minha fortuna: A VIDA."


"É bom saber que posso chamar Maria de minha MÃE, a Mãe do meu Senhor."


"A pior solidão é aquele em que você se encontra no meio de uma multidão."


"Antes só que mal acompanhado."


"Sou feliz, pois, Jesus Cristo quer."


"A criança é o ser humano mais verdadeiro que existe."


"Sábio é aquele que acredita no seu coração e não no que os outros dizem."


"A verdadeira felicidade está em nosso interior."


"O homem é imprevisível."

"Tem dias que é difícil ser simpática, calma, atenciosa e educada? Lembre-se do que Cristo passou por você na cruz."


"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará se me conduzires."

"Os animais são os únicos seres vivos que obedecem as leis da natureza. As leis de Deus."


"Quando o seu coração apertar, só há uma solução. Sabe qual é? Pensar em Deus."


"O sorriso é uma luz na janela do rosto, mostrando que o coração está em festa."


"Tudo é força, mas só Deus é poder."


"Não basta confiar em Jesus, é necessário que Jesus também possa confiar em nós."


"Vento oposto pode nos levar para frente, basta que saibamos manejar a vela."


"O amor e a sabedoria são duas asas com que a alma se eleva."

"Deus não permitiria que tivéssemos problemas se eles não fossem necessários."

"Mil palavras não valem um escrito e mil destes, não valem uma palavra."


Bíblia



A BÍBLIA E O CELULAR



Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?

E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?

E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?

E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório...?

E se usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?

E se tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?

E se déssemos de presente às crianças?

E se usássemos quando viajamos?

E se lançássemos mão dela em caso de emergência?

Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim...

E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

"Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto!" (Is 55;6)

TELEFONES DE EMERGÊNCIA:
Quando você estiver triste, ligue João 14
Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27
Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51
Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6;9,34
Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91
Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63
Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11
Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23
Quando você for áspero e crítico, ligue 1Coríntios 13
Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3;12-17
Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8;31-39
Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11;25-30
Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.
Anote em sua agenda, um deles pode ser IMPORTANTE a qualquer MOMENTO em sua VIDA!!!

Serenidade


Mantenha-se calma e serena, focalize sua confiança em Deus que habita dentro de você e dentro de todas as criaturas. Caminhe com segurança e procure ouvir as palavras de orientação ditadas no mais profundo de seu coração, por Deus que habita dentro de você.
Cultive a alegria em dose máxima. Alegria, porém, não é barulho. É um estado de alma de quem sente em si a plenitude da vida. Seja alegre sempre e quando a tristeza quiser encobrir o sol de sua vida, entoe em cântico de amor e louvor ao Pai e a luz brilhará novamente em você.

D.Hélder Câmara


"A todos os jovens eu digo:
Tende uma visão planetária e um coração universal.
Sede instrumentos válidos para operar dentro de vós o milagre de serdes violentos como os profetas, exigentes como Cristo e revolucionários como o Evangelho, sem ferir o amor."

Ação


É PRECISO AGIR!

Inseridos neste mundo de conflitos, corrupções, inseguranças... algumas pessoas levantam sua voz por aqueles que são calados independentes de sua vontade. Essas pessoas aceitam o convite feito pelo Senhor da Messe e se lançam para evangelizar até os confins do mundo, mesmo conscientes de que sua mensagem pode acarretar a perda de sua vida.
Somos convidados a refletir sobre nossa vocação sacerdotal, religiosa ou leiga. Como estamos vivendo nosso compromisso de cristãos? Nosso testemunho liberta ou escraviza nossos irmãos?
Rogamos ao Senhor que nos liberte e desarme de tantos preconceitos existentes contra os pobres os negros que clamam ao céu por justiça. Cabe a nós, que vivemos neste mundo, ouvir este clamor e nos penitenciarmos por tanto preconceito e ver no próximo Deus.
Nesta situação que nos encontramos é o momento forte para lermos a Bíblia, a palavra de Deus e descobrirmos o que Ele tem a nos dizer para que Seu reino aconteça no aqui e agora. Não basta reclamar contra as estruturas injustas vigentes em nosso continente. É preciso agir. E cada um de nós tem a sua parcela de contribuição.
Os Salmos também devem ser rezados com os mesmos sentimentos e intenções com que foram escritos. Devemos lê-los na tentativa de atualizá-los para nossas necessidades.
Devemos saber bem usar os meios de comunicação social, não acreditando em tudo que nos apresentam. A consciência crítica deve estar sempre presente no momento de selecionarmos nossos programas televisivos, nossas leituras de jornais, revistas, diálogos com nossos amigos... O diálogo familiar é a ajuda neste momento.

domingo, 12 de abril de 2009

Missão

MISSÃO EM DEFESA DA VIDA


BATER?! Por quê?
Jesus disse: "Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam também a eles." (Mateus 7, 12)

FERIR?! Para quê?
Jesus disse: "Todos os que usam a espada, pela espada morrerão." (Mateus 26, 52)

MATAR?! Precisa?
"Não Mate." - 5º Mandamento (Exôdo 20,13)

Oração


Senhor Deus, Pai de infinita bondade e misericórdia, ouvindo nosso apelo, dai-nos um coração capaz de amar e perdoar.
Vosso Filho Jesus Cristo nos ajude a resgatar os valores cristãos do respeito à vida e dignidade da pessoa.
Enviai-nos Vosso Espírito Santo para que, na tolerância e no diálogo, evitemos toda violência física e moral, respeitando cada ser humano como templo divino de Vossa presença.
Queremos assim construir uma nova sociedade, na qual reine a fraternidade, a justiça, a solidariedade e a paz.
Amém.

sábado, 28 de março de 2009

Mestre


(Essa coruja fez o seu ninho, com dois filhotes, no chão do pátio da Igreja São Francisco de Assis/ 2010.)

Seu Joaquim era um professor idoso conhecido por sua sabedoria e grande humildade. Um dia, um jovem professor quis fazer um debate com ele.
O jovem professor pretendia mostrar que os métodos do velho mestre não serviam para ensinar as novas gerações. No dia do debate, ele se encaminhou para a casa do seu Joaquim. Lá estava também os alunos. O jovem, ao invés de propor um assunto, disse que ele era antigo e suas lições de nada serviam. Seu Joaquim ouviu calado. O jovem, com ar vitorioso, se despediu de todos e foi embora. Os alunos perguntaram ao professor a razão dele não ter respondido e se aquilo não era covardia.
Seu Joaquim respondeu: "Se alguém lhe dá um presente e você não aceita, quem é que fica com o presente?" Os alunos responderam:" Aquele que deu o presente." Seu Joaquim completou: "O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos".


História



Uma história


Um rei dos tempos antigos quis escolher uma moça para ser sua esposa e propôs às candidatas que levassem para casa algumas sementes de um tipo raro de flor e cultivassem as sementes.
Uma dessas moças, Helena, era apaixonada pelo rei, e usou todos os métodos que conhecia para cultivar as sementes e nada brotou em seu vaso. Ela ficou desanimada. No dia marcado para a apresentação das flores, ela levou seu vaso sem nada. Ficou escondida no meio de belíssimas flores que foram levadas ao rei. Na hora em que o rei olhou para as flores, escolheu propor o casamento justamente a Helena. As outras moças se assustaram com a escolha. Os familiares que assistiram ao gesto do rei e a pobre Helena ficaram sem entender coisa alguma. Helena, então, se aproximou e perguntou ao rei o que ela teria feito para merecer a atenção dele.
O rei respondeu que havia dado sementes falsas que jamais seriam capazes de brotar. Helena havia cultivado a mais bela das flores: a honestidade.

sábado, 14 de março de 2009

CONHEÇA E CULTIVE A ALEGRIA


A verdadeira alegria brota da satisfação íntima da alma que sabe amar e nasce no coração que está sempre pronto a servir.
A alegria é fruto do amor. Um amor intenso traz consigo uma alegria profunda. O amor sabe encontrar alegria até mesmo no sofrimento.
Um coração cheio de alegria é uma alma sempre cheia de sol.
A alegria é condição de sucesso na vida do amor. Quem ama tem o dever de possuir e de dar alegria. A alegria dilata a alma e o coração abrindo-os para acolherem a pessoa amada.
A força da alegria é indispensável para obter sucessos e vencer qualquer obstáculo.
Ame servindo e sirva com alegria.
O ânimo alegre faz a idade florida. O espírito triste seca os osso.
Um bocadinho de pão seco com alegria vale mais do que uma casa cheia de alimentos com pelejas.
A alegria é a saúde da lama, como a tristeza é o seu veneno. - Espinosa.
Conserva pura a consciência e sempre terás alegria. A boa consciência pode suportar muita coisa e permanece alegre até nas adversidades. A alegria do homem virtuoso é o testemunho da boa consciência.
O orgulho, raiz de todos os pecados, é a morte da alegria. A humildade, fundamento de todas as virtudes, é o alicerce da alegria.
A verdadeira alegria, só há em Deus e no seu serviço.
Acostume-se a ver as pessoas, as coisas e os fatos sempre pelo lado melhor, mais alegre e mais positivo. Isto aumentará em você a alegria de viver.
A crítica e a queixa trazem muitos aborrecimentos e são fonte de mau humor: evite-as para que o veneno do pessimismo não se infiltre no seu coração. A prática do bem é sempre fonte da verdadeira alegria.
Viva na graça de Deus e conserve com generosidade sempre crescente os Dons do Espírito Santo. Deles é que vem a alegria cristã.
Dizendo SIM ao Pai que está no céu e que governa a terra misteriosamente, guardaremos e aumentaremos sempre a alegria.
João XXIII, que tão santamente semeou a alegria, sentenciava:
ver tudo, dissimular muito, corrigir pouco, perdoar sempre.
Novembro / dezembro - 1975

Livros Sagrados


A Inspiração dos Livros Sagrados

  1. Os livros da Bíblia chamam-se "sagrados", "santos", "divinos", etc., porque foram escritos por inspiração divina; portanto, tem a Deus por autor, e assim o que contém é "palavra de Deus" (2 Pedr. 1, 20).
  2. A inspiração bíblica é coisa bem distinta da chamada inspiração artística. Esta é uma qualidade natural que algumas pessoas possuem, como poetas, pintores, etc., para expressar a beleza em suas diversas formas. Pelo contrário, a inspiração bíblica é um dom ou carisma sobrenatural, mediante o qual Deus comunica seu pensamento aos homens e estes o transmitem como verdade infalível.
  3. Também são coisas distintas, ainda que algumas vezes se apresentam juntas, a revelação e a inspiração. Por meio daquela, Deus manifesta verdades ocultas, que às vezes superam o alcance da mente humana, por exemplo, o mistério da Santíssima Trindade. Pela inspiração frequentemente se sugerem ao escritor sagrado assuntos que ele já conhece, por exemplo, quando Deus inspirou aos Evangelistas a descrição de fatos históricos de que eles mesmos tinham sido testemunhos (Jo. 21,24).
  4. A inspiração bíblica consiste num influxo sobrenatural, por meio do qual Deus faz com que os homens, por Ele escolhidos, escrevam tudo o que Ele lhes revela ou sugere, livrando-os de todo erro. De maneira que pela inspiração, Deus move efizcamente a vontade do escritor, ilustra seu entendimento sugerindo-lhe o que deve escrever, e o assiste enquanto escreve para que expressa apta e fielmente seu pensamento.
  5. Esta doutrina acerca da inspiração a ensinou o Papa Leão XIII com as seguintes palavras: "Deus de tal maneira excitou e moveu aos escritores sagrados para que escrevessem, e de tal modo os assistiu enquanto escreviam, que eles conceberam retamente tudo e só aquilo que Ele queria, e o quiseram fielmente escrever e o exprimiram aptamente com verdade infalível: do contrário, não seria Deus o Autor de toda a Sagrada Escritura" . (Encíclica "Providentissimus").
  6. Do que fica dito se deduz que o livro inspirado é todo obra de Deus, como causa principal e autor responsável; e é todo obra do escritor humano, como causa instrumental - instrumento vivo e racional nas mãos de Deus. Por este duplo carácter e, ao mesmo tempo, as propriedades de sua origem divina.

Campanha da Fraternidade / 2010


Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.
Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.
Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade
seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.
Amém.

domingo, 8 de março de 2009

Padre


Esse padre é de morte
Outubro de 1970


Havia em Viena, na Áustria, um sacerdote que vivia com os ouvidos sempre pregados ao seu potente receptor, sintonizando a frequência de onda da rádio-patrulha. Ele era capaz de parar qualquer carro com sua poderosa lanterna azul. Sabia abrir com suas gazuas (chaves falsas) qualquer porta de Viena. Antes da polícia, ele conseguia chegar rapidamente a qualquer local, onde havia um acidente. Ele se chamava MORTE, mas salvava a vida de muitos e ajudava a milhares de moribundos a alcançar a vida eterna...
Todo mundo o conhecia em Viena. Seu nome era Padre João DEAHT, em inglês, significa MORTE. E esse padre era mesmo de morte! ... Sabia tanto como a polícia e possuía instrumentos secretos para abrir qualquer porta. Mas a sua missão era uma só: salvar vidas e levar a salvação espiritual aos agonizantes.
Sempre ativo, com seus 40 anos de idade,o Pe. Death fundou, em 1962, um "Serviço de Emergência do Bom Deus" - uma espécie de Pronto Socorro espiritual para os acidentados e moribundos em desastres rodoviários ou em outras ocorrências policiais.
O 1º CONTATO COM A MORTE
Sua missão especial teve início no ano de 1961.
Certa noite, sentado junto ao seu velho rádio, ele tentava sintonizar uma estação para captar as últimas noticias do dia. Como por acaso entrou na frequência da rádio-patrulha e ele pode ouvir uma chamada de emergência da polícia para atender um acidente, onde duas pessoas estavam à morte. O Pe. Death foi buscar sua malinha e saiu a toda pressa para administrar os sacramentos aos moribundos. Mas na rua não passava nenhum táxi. Muitos carros se precipitavam velozes ao seu lado, indiferentes à sua angústia.
Quando chegou ao local do acidente, as duas pessoas já estavam mortas.
"_Onde é que o senhor estava, padre? - perguntou-lhe um policial. "Por acaso estava conversando com o bispo?... Desde que chegamos aqui, estamos chamando por um padre. Agora não adianta mais, o senhor pode voltar para sua casa."
Apesar de tudo e embora amargurado, o Pe. Death administrou a Unção aos acidentados, pois até umas duas horas após a morte ainda é possível conferir este sacramento.
Voltou logo para casa, e , ao entrar em seu aposento, percebeu que o rádio ainda estava ligado na mesma onda da rádio-patrulha. Pode então ouvir as outras estarrecedoras e contínuas chamadas da polícia: mais um acidente de carro, um suicídio, um rapto, tentativas de assassinato e por aí afora...
"Naquele momento - contou o Pe. Death - eu reconheci claramente a missão que Deus me confiava."
PADRE PARA OS ACIDENTADOS
O cardeal de Viena abençoou sua obra. Pe. Death não desligou mais o seu rádio, que permaneceu dia e noite captando a frequência de onda da patrulha policial. Comprou um enorme e complexo mapa da grande cidade, uma caixa de primeiros socorros, com um equipamento completo. Na caixa estava escrito em grandes letras: "PADRE PARA OS ACIDENTADOS". À noite ele utilizava uma potente lanterna azul de exército, onde também aparece a palavra "ACIDENTE". Ele conseguia parar qualquer carro, a qualquer hora do dia ou da noite. Os motoristas o atendiam com presteza e o levavam rapidamente ao local dos acidentes, mesmo que fosse em afastados subúrbios. Muitas vezes, o Pe. Death conseguia chegar ao local bem antes da polícia.
O chefe dos Correios da Áustria mandou instalar no equipamento do Pe. Death um telefone especial, de número 73-81-73. Uma fábrica de rádios o presenteou com um potente receptor. E até a polícia, extra-oficialmente e em confidência, lhe ensinou o novo código policial. Ele podia ouvir e entender as chamadas de emergência desde qualquer lugar.
ATÉ ARROMBADOR DE PORTAS
Pe. Death sabia vencer todas as barreiras para cumprir a sua missão.
De um anônimo marginal do subúrbio vienense, ele ganhou todo um conjunto de ferramentas usadas pelos arrombadores de portas.
"_Posso agora abrir qualquer porta em Viena" - afirmou o Pe. Death. "E minhas ferramentas já salvaram uma vida." Fazia apenas alguns meses antes, o receptor de Pe. Death captou uma chamada de urgência para uma tentativa de suicídio num dos bairros mais miseráveis de Viena. A DORA - famosa rádio-patrulha austríaca - precipitara-se como um foguete ao local do crime. Mas no excesso de velocidade, colidiu com um outro carro da polícia!...
O Pe. Death foi mais rápido. Chegou à casa e aplicou sua gazua à fechadura, entrou na casa inundada de fumaça e conseguiu retirar em tempo uma moça gravida, que tentou sufocar-se abrindo a torneira do gás. Quando um terceiro carro da DORA chegou ao local, a jovem já estava salva. Pe. Death ainda batizou o filhinho da jovem que conseguiu vencer a crise do desespero e acreditar na vida e na bondade de Deus.
Os caderninhos do Pe. Death registravam mais de 1.620 casos por ele atendidos.
É MESMO PADRE DE MORTE
esse Pe. "MORTE" era mesmo de morte!... E a polícia o admirava. O chefe de polícia de Viena afirmou: "É claro que não é legal captar a freqüencia de onda da patrulha policial. Nem andar por aí arrombando portas com gazuas de assaltantes. Mas o Pe. Death é exceção".
O grande desejo do Pe. Death era organizar um verdadeiro "Serviço de Emergência do bom Deus", com várias viaturas de diversos padres que se dedicassem exclusivamente à obra, andando lado a lado com carros da polícia.

BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO

A sexta bem-aventurança se refere aos corações puros, de alma limpa da nódoa da paixão e do vício, aos quais caberá a dita inefável de contemplar a Deus, face a face, na visão beatífica.
A Sagrada Escritura enaltece com os mais sublimes conceitos a virtude angélica, indispensável para a conquista do céu: nada manchado entrará no reino dos céus.
Como é bela uma geração casta! Este grito entusiasta que a Igreja repete no ofício das Virgens, deve ser para todos contínua meditação.
"Como é bela uma geração casta e gloriosa, porque a sua memória é imortal e ela é conhecida de Deus e dos homens. Quando está presente, a imitamos, e lamentamos a sua falta quando se retira; para todo o sempre, triunfa, depois de ter conquistado a palma da vitória, sem se contaminar nas lutas."
Bem-aventurados são aqueles cujo coração não está apegado as coisas da terra; já neste mundo conhecerão a Deus de uma maneira mais nítida, mais perfeita e depois da morte vê-lo-ão face a face. (I.Cor.XIII,12)
Orgulhoso, avarento, intemperante, apegado às vaidades e prazeres terrenos, não tem um coração puro, porque contêm coisas fúteis, a honra, o dinheiro, o amor das iguarias; só tem o coração puro aqueles que estão inocentes de todo o pecado (São João Crisóstomo). Foi porque tinha o coração puro que São João Evangelista penetrou tão profundamente no espírito da religião (nas profundidades de Deus), e os santos todos tiveram, pelo mesmo motivo, o mesmo privilégio, apesar de ignorantes que eram segundo o mundo - o homem animal não entende o que é do Espírito de Deus (I Cor. II, 14); a sabedoria não entrará numa alma malévola, não habitará num corpo dominado pelo pecado (Sab. I, 4). A verdade não se mostra às almas impuras, mas revela-se a uma alma verdadeiramente pura (São Bernardo); é impossível que um coração impuro possua o dom da ciência divina (Cassiano). O papel para receber a escrita deve ser limpo: assim Deus não pode produzir impressões por meio do Espírito Santo senão numa alma pura de todo o desejo carnal.
O sol se reflete numa água límpida e tranquila, e não numa água lodosa. Assim o homem se é de bons costumes, facilmente chegará à fé, mas o homem sensual não entenderá as coisas do Espírito de Deus. Um espelho embaciado não refletirá ou refletirá mal. A alma é um espelho que deve ser sensível à luz divina e que é incapaz de refletir as verdades da fé, quando empanada pelo vício.
Peçamos a Virgem Imaculada, obra-prima de Deus, que nos torne puros, para o céu contemplarmos sua beleza arrebatadora, pelo esplendor de sua virgindade singular: Mãe e Virgem. Pela vossa Imaculada Conceição, ó Maria, conservai puros os nossos corações e santas as nossas almas.

Amar

Seja feliz, amando

Amar não é tão fácil quanto parece. Para se conservar um amor é preciso muito esforço, trabalho e sobretudo compreensão. Para se entender um ser humano é necessário, antes de tudo, conhecer-se a si mesmo. Precisamos saber até que ponto somos capazes de aceitar nossos defeitos e - sem inventar falsas modéstias - reconhecer as próprias qualidades.
Só recebe o amor integralmente aquele que o dá sem reservas. Além de um contínuo despojamento de si mesmo, aquele que ama tem que ultrapassar obstáculos e vencer o próprio egoísmo, que nos lança à solidão. Somente depois de dar é que se pode receber amor. É difícil saber amar, pois cada um de nós procura ver no ser amado aquilo que sonha. A mulher procura sempre no homem o "príncipe encantado" com que sonhou a vida toda, não estou falando daquele príncipe dos contos de fada, montado em um cavalo branco, estou falando do homem de hoje, do homem do nosso tempo. E este, sempre procura a mulher "ideal", linda, compreensiva. E quando a pessoa amada não é assim, do jeito que queremos, do jeito que achamos que deve ser, vem a desilusão, o sofrimento e por fim a separação. Começam as reclamações: "Se meu marido fosse mais paciente...", "Se meu namorado sonhasse menos e tivesse os pés no chão...", "Gostaria que ela me desse mais liberdade para...", "A vida seria melhor se ele/ela não fosse exigente".
Essas coisas acontecem porque temos medo de encarar a realidade. Poucas são as pessoas dispostas a amar aquele que está à sua frente, com as qualidades e defeitos que tem. Isso também reflecte a falta de respeito pelos seres humanos, pela personalidade e comportamento dos que nos cercam.
E como vencer os empecilhos do amor? É preciso que cada um tome consciência da personalidade do outro, que entenda o amado não como um complemento de si mesmo, mas como um indivíduo, com suas características, seus desejos, tipo de vida, aspirações futuras e opinião sobre a vida. Mesmo que estas características sejam diferentes, duas pessoas que se amam, podem se entender bem.
Naturalmente, compreender uma pessoa não é desistir de receber o melhor dos outros. Só quando cada um puser livremente o que realmente é, será possível caminharem os dois juntos no sentido de construírem uma vida em comum. A união de dois corações será tanto mais perfeita, quanto mais cada um souber colocar o outro na sua frente.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Bom Pastor

Olha que foi meu Bom Jesus
Que me ajudou a estudar
Aos coleguinhas respeitar
E aos meus pais sempre amar.

Anjo da Guarda


Oração (Música: Teresinha de Jesus)
Nosso anjo é nosso amigo
Pelo bosque nos conduz
Nos defende dos perigos
E nos leva ao Bom Jesus.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

UMA HISTÓRIA


Seu Ariovaldo já havia passado dos 80 anos de idade, era viúvo, não tinha filhos, vivia sozinho. Tinha fama de ser um homem feliz.
Um dia, Jaime, um jovem que passava pela cidade de seu Ariovaldo ouviu falar dele e quis conhecê-lo. Ele foi até a casa de seu Ariovaldo que o recebeu com alegria. Jaime ficou impressionado com a casa de seu Ariovaldo. Não havia nenhum sinal de luxo e parecia sem conforto. Jaime perguntou qual era a razão dele não ter mais coisas em sua casa. Seu Ariovaldo respondeu fazendo uma pergunta ao jovem Jaime: "Por que você não carrega suas coisas com você?" Jaime respondeu ao seu Ariovaldo que não tinha com ele porque estava ali na cidade apenas de visita e por isso não carregava seus pertences.
Seu Ariovaldo disse ao jovem: "Eu também estou nesse mundo só de visita. Não preciso carregar muita coisa comigo."

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O AMOR CARNAL E O AMOR DIVINO


Um salva, o outro assassina.
O amor carnal - amor que dilacera.
O divino - amor que sempre espera.
Um é o sol que nos queima!
O outro, sol que ilumina.
Amor carnal - É mágoa, angústia e sofrimento!
Amor divinal - Alegria, ventura, celeste arrombamento.
Amor carnal - Mar que freme e se agita em rápido escarcéu!
Amor divinal - Lago sereno e azul a refletir o céu...
Amor carnal - Um desespero atroz!
Amor divinal - Dulcíssima esperança.
Amor carnal - Maldiz o destino!
Amor divinal - Bendiz a providência.
Amor carnal - A morte em plena vida!
Amor divinal - A vida além da morte.
Amor carnal - Um passado perdido...
Amor divinal - Um futuro almejado.
Pe. A. Monteiro da Cruz, S.J.

ALCÁÇAR DE SANTO DOMINGO


A cidade mais antiga da América, fundada por Cristóvão Colombo em 1496, e governada por seu irmão Diego, que residiu no palácio fortaleza desde os primórdios da colónia.

Lamenta-se e geme o povo
Por um pedaço de pão;
Entrega todas suas jóias
Pra sua sustentação...
"Senhor, vê até que ponto,
Chegou minha humilhação!"
Me digam vocês que passam
Pelo caminho que eu vou,
Me digam vocês, me digam
Se há dor como a minha dor?!...
Vejam como maltrataram
Quem o Senhor castigou!...
Nos ossos meus como um fogo
Do alto ele mandou,
Preparou-me uma esparrela
E para trás me passou,
Feito uma mulher perdida
Sem graça e vez me deixou.
Oh! Como pesa em meu dorso
Das minhas culpas o fardo.
Que o Senhor fez e amarrou,
Minha energia, um fracasso:
Em tais mãos me entregou,
Que já mais nada eu valho...
(1ªlamentação de Jeremias (1.11-14) versão do Pe. Reginaldo Veloso)

Utopia

Quando o dia da paz renascer
quando o sol
da esperança brilhar,
eu vou cantar!
Quando o povo nas ruas sorrir
e a roseira de novo florir,
eu vou cantar!
Quando as cercas caírem no chão,
quando as mesas
se encherem de pão
eu vou cantar!
Quando os muros que
cercam os jardins, destruídos,
então os jasmins
vão perfumar!

Vai ser tão bonito
se ouvir a canção,
cantada de novo.
No olhar do homem a certeza do irmão:
Reinado do Povo.

Quando as armas da destruição,
destruídas em cada nação,
eu vou sonhar!
E o decreto que
encerra a opressão,
assinado só no coração
vai triunfar!

Quando a voz da verdade se ouvir
e a mentira não mais existir,
será, enfim,
tempo novo de eterna justiça,
sem mais ódio,
sem sangue ou cobiça:
vai ser assim!

(Zé Vicente)

Oração à Nossa Senhora da Caminhada

Maria, Mãe de Jesus,
comadre de Nazaré,
mulher de um povo oprimido,
companheira de nossa caminhada.

Tu que foste sempre fiel
à esperança de teu povo,
ensina-nos a sermos fiéis
às lutas e às esperanças do nosso povo;
tu que foste fiel a teu filho
até o desafio da cruz,
ensina-nos a sermos fiéis ao Evangelho
na partilha e no serviço,
na denúncia da morte
e na defesa da vida.
Maria de Pentecostes:
que o teu coração ecumênico
nos ajude a contruir a unidade da Igreja;
que o teu canto de libertação
nos comprometa
a sermos livres e libertadores.
Filha da Promessa,
Nossa Senhora da Herança,
ajuda-nos a conquistar, organizados,
a terra do campo e o chão da cidade,
o espaço fraterno da Sociedade Nova
e a fartura da Terra Prometida.
Como tu, seguidores de Jesus,
índios, lavradores, operários,
mulheres e homens, jovens e adultos
pastores e fiéis,
avançaremos unidos nesta Santa Romaria,
até sermos amanhã comunidades feliz
na própria comunidade do Pai
e do Filho e do Espirito Santo. Amém!
(Dom Pedro Casaldáliga)

A vida merece ser vivida




E por que muitos não a vivem: arrastam-na, desperdiçam-na e a perdem?
Arrastam-na pelo vício.
Desperdiçam-na pelo ócio e dissolução.
Porque viver verdadeiramente a vida é entregá-la. Entregá-la a uma causa digna, nobre, que exija sair de nós mesmos, do nosso individualismo.
O ideal da vida está entregá-la, de uma vez para sempre, ao serviço de Deus.
E ao serviço dos nosso irmãos.
Assim fez Jesus Cristo, nosso divino Mestre. Deu a sua vida. Deu-a para a glória do Pai.
Deu-a para salvação dos homens.
Jamais uma vida se realizou tão plenamente.
É que dar-se é realizar-se em toda a plenitude da palavra.
Só quem se dá, vive verdadeiramente.
É preciso dar-se, com generosidade, sem medida, alegremente.
Deus ama a quem se dá com alegria.
Os Santos souberam dar-se: realizaram-se plenamente e sacrificaram-se generosamente pelos seus irmãos.
Sim. A vida merece ser vivida. Mas, não esqueçamos: o grão de trigo, que morre. é o que dá fruto. O que não morre, permanece estéril.
Assim nossa vida: a que se dá é a que realiza o ideal.

Alberto Moreno, S.J.