A Inspiração dos Livros Sagrados
- Os livros da Bíblia chamam-se "sagrados", "santos", "divinos", etc., porque foram escritos por inspiração divina; portanto, tem a Deus por autor, e assim o que contém é "palavra de Deus" (2 Pedr. 1, 20).
- A inspiração bíblica é coisa bem distinta da chamada inspiração artística. Esta é uma qualidade natural que algumas pessoas possuem, como poetas, pintores, etc., para expressar a beleza em suas diversas formas. Pelo contrário, a inspiração bíblica é um dom ou carisma sobrenatural, mediante o qual Deus comunica seu pensamento aos homens e estes o transmitem como verdade infalível.
- Também são coisas distintas, ainda que algumas vezes se apresentam juntas, a revelação e a inspiração. Por meio daquela, Deus manifesta verdades ocultas, que às vezes superam o alcance da mente humana, por exemplo, o mistério da Santíssima Trindade. Pela inspiração frequentemente se sugerem ao escritor sagrado assuntos que ele já conhece, por exemplo, quando Deus inspirou aos Evangelistas a descrição de fatos históricos de que eles mesmos tinham sido testemunhos (Jo. 21,24).
- A inspiração bíblica consiste num influxo sobrenatural, por meio do qual Deus faz com que os homens, por Ele escolhidos, escrevam tudo o que Ele lhes revela ou sugere, livrando-os de todo erro. De maneira que pela inspiração, Deus move efizcamente a vontade do escritor, ilustra seu entendimento sugerindo-lhe o que deve escrever, e o assiste enquanto escreve para que expressa apta e fielmente seu pensamento.
- Esta doutrina acerca da inspiração a ensinou o Papa Leão XIII com as seguintes palavras: "Deus de tal maneira excitou e moveu aos escritores sagrados para que escrevessem, e de tal modo os assistiu enquanto escreviam, que eles conceberam retamente tudo e só aquilo que Ele queria, e o quiseram fielmente escrever e o exprimiram aptamente com verdade infalível: do contrário, não seria Deus o Autor de toda a Sagrada Escritura" . (Encíclica "Providentissimus").
- Do que fica dito se deduz que o livro inspirado é todo obra de Deus, como causa principal e autor responsável; e é todo obra do escritor humano, como causa instrumental - instrumento vivo e racional nas mãos de Deus. Por este duplo carácter e, ao mesmo tempo, as propriedades de sua origem divina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário