"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Os Anjos Celestes

Texto: Pe. Alírio José Pedrini, scj
aljope@terra.com.br
www.padrealiriopedrini.com
Fonte: Revista Brasil Cristão

          A existência de seres espirituais, que na Bíblia são chamados de anjos, é uma verdade de fé, confirmada pela Sagrada Escritura e pela Tradição da Igreja. O Antigo e o Novo Testamento citam mais de trezentas vezes a presença de anjos. Não há, portanto, por que duvidar.
       
          A palavra anjo vem da língua grega: "ânguelos", e do latim: "ângelus", que significa "mensageiro, portador de mensagens, noticiador". Na verdade,  nome "anjo" não indica a "natureza", ou seja, "aquilo que o anjo é", mas indica a sua missão, aquilo que ele faz. santo Agostinho diz que "anjo é designação de encargo, de trabalho, de missão, e não de sua natureza. Se perguntarmos pela natureza do anjo, por aquilo que ele é, a resposta é: ele é um 'espírito'. Se perguntarmos pelo encargo, por sua missão, a resposta é: ele é um 'anjo', ou seja, mensageiro, noticiador. Ele é espírito, por aquilo que ele é. E é anjo, por aquilo que ele faz". Portanto, ao falar de anjos está se discorrendo sobre "espíritos", seres espirituais, dotados de individualidade, inteligência, vontade e liberdade.

OS ANJOS

          Os anjos são seres espirituais, criados por Deus, amados por Deus, amigos de Deus e servidores dos desígnios de Deus. São seres espirituais incorpóreos, isto é, não tem um corpo material como o nosso. Se na Bíblia, algumas vezes, eles se mostraram com um corpo humano, é porque, para realizar a sua missão, eles precisavam "aparecer", precisavam serem vistos. E como eles cumpriam uma missão dada por Deus, Ele os tornava visíveis aos olhos humanos. 

          Os anjos são seres espirituais dotados de inteligência. São seres inteligentes. Por sua inteligência são capazes de compreender  soberania e a grandeza de Deus. São capazes de compreender que são criaturas divinas, criadas por amor, e que devem adorar e servir a Deus com submissão amorosa. Com sua inteligência, sabem reconhecer que sua existência, sua grandeza e santidade foram dadas por Deus. Por sua inteligência, eles sabem que é na adoração e no servir a Deus que reside a sua felicidade celestial.

          Os anjos são seres espirituais dotados de vontade própria. Sua vontade lhes dá a possibilidade de decisão em sua vida, nos seus relacionamentos com Deus e nas missões dEle recebidas. Mas porque compreendem que Deus é o bem supremo e a fonte de sua felicidade celestial, os anjos têm sua vontade totalmente voltada para Deus, e jamais se decidem por algo que pudesse ser contra a vontade de Deus.

          Os anjos são dotados de liberdade. São seres livres. Mas sua liberdade deve ser compreendida no seu verdadeiro significado. "Livre é aquele que escolhe o bem, o verdadeiro, o justo e o bom, por "própria iniciativa". Sabemos que lúcifer e outros anjos abusaram da liberdade, quiserem ser "deuses", se rebelaram contra Deus e foram condenados. Os anjos, por serem inteligentes e saberem que sua felicidade reside em estar com Deus, livremente "escolhem" estar com Deus e servi-Lo com amor.

SERVIDORES DE DEUS

           Os anjos são "servidores e mensageiros de Deus", "poderosos executores de sua palavra, 
e obedientes ao som de sua voz  (Sl. 103,20).

          Baseados em diversas citações bíblicas, alguns escritores sagrados os dividem em três hierarquias. Cada hierarquia é formada por três categorias, formando nove categorias ou ordens de espíritos angélicos.

          A primeira hierarquia é formada pelos espíritos Serafins, pelos Querubins e pelos Tronos. Esses três grupos se mantém junto do trono de Deus, o adoram, contemplam, servem e engrandecem. Os Serafins são os "inflamados" do amor de Deus. Os Querubins são os portadores da plenitude da ciência divina. Os Tronos vivem em "função perpétua" da presença de Deus.

          A segunda hierarquia é formada pelos espíritos Dominações, pelos Virtudes e pelos Potências. Os Dominações presidem, organizam, dão ordens a outros espíritos. Os espíritos Virtudes são os executores: agem, fazem. E os Potências exercem o poder. Têm poder de remover obstáculos aos planos divinos e favorecer sua implantação.

          A terceira hierarquia é formada pelos espíritos chamados Principados, pelos Arcanjos e pelos Anjos. Os Principados exercem poderes em nome de Deus, para o reino de Deus, em regiões maiores: países, províncias, estados. Os Arcanjos exercem domínio sobre cidades. Os Anjos, exercem o cuidado de pessoas. (Cf Legenda Áurea, p. 813-824).

          A bem da verdade, é preciso dizer que alguns escritores sacros divergem, não dos nomes das nove categorias de anjos, mas das atribuições de cada classe, descritas acima.

          Todos esses espíritos celestes são criados por Deus, estão na felicidade dos céus, servem em profundo amor e obediência a Deus, são profundamente unidos entre si na execução da missão geral dada por Deus, bem como nas incumbências pessoais.

OS ANJOS E JESUS

          Jesus Cristo é o centro de todas as classes de anjos. Lemos em Marcos 25, 31 "Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os "seus" anjos..." Os anjos são de Jesus por que foram criados "por Ele e para Ele". Lemos em Colossenses 1, 16: "Pois foi nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Dominações, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele". Os anjos são de Jesus porque Ele os fez mensageiros de seu projeto de salvação. Lemos em Hebreus, 1, 14: "Porventura não são eles todos espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação?".

          Desde a Encarnação até a Ascensão a vida de Jesus Cristo é cercada da adoração e do serviço dos anjos. Quando Deus introduziu o primogênito no mundo, diz: "Adorem-no todos os anjos" (Hb 1,6). no nascimento de Jesus, um coro celestial cantou o "Glória a Deus nas alturas..." (Lc 2,14). Protegem a infância de Jesus, avisando a José a fugir porque Herodes queria matar o Menino (Mt 1,20. 2,13. 19). Servem a Jesus no deserto (Mc 1,12). Reconfortam Jesus na sua Getsêmani (Lc 22,43). Foi um anjo que anunciou a Maria a Encarnação do Filho de Deus. Foram anjos que anunciaram a Ressurreição do Senhor.

OS ANJOS DA GUARDA

          Desde a concepção até a morte, a vida humana é cercada por proteção e pela intercessão de anjos. Cada fiel é acompanhado por um anjo protetor e pastor para conduzi-lo pelos caminhos da vida cristã até chegar à vida eterna. Esse anjo nós o chamamos de Anjo da Guarda.

          Um Anjo da Guarda recebeu do pai celeste a missão de nos acompanhar por toda a nossa vida, a fim de nos auxiliar a viver uma vida cristã capaz de ser aprovada por Deus, no fim dos nossos dias. O Anjo da Guarda procura nos preservar e auxiliar a vencer as tentações, as infestações e opressões que nos são feitas pelos anjos maus, os demônios. Ele nos dá inspirações e moções a fim de sabermos distinguir o certo e o errado, o bom do mau, o bem do mal. Ele nos adverte, por meio de intuições e pensamentos quando estamos fazendo escolhas erradas que levam ao pecado. O Anjo da Guarda é um intercessor valioso a nosso favor diante de Deus. Ele apresenta a Deus as nossas boas ações, as nossas necessidades, as nossas intenções.

Importante é:
1. Reconhecer e acreditar na presença do nosso bom Anjo da Guarda.
2. Reconhecer a importância de termos esse "guarda-costas pessoal" no caminho de nossa vida.
3. Criarmos uma amizade com ele, e cultivar diariamente essa amizade por meio de alguma forma de oração a ele dirigida.
4. Sermos dóceis e obedientes às suas inspirações e moções.
5. Recorrermos a ele com confiança em nossas necessidades.




             

Nenhum comentário:

Postar um comentário