Jesus alertou e repetiu o alerta: cuidado com os falsos profetas (cf. Mt 7, 15-23). Parecem mansas ovelhinhas, mas são lobos a comer o prato da fé pela beirada. Têm tanto poder em enganar que até falsos milagre realizam para iludir o povo em nome de Deus. Nada os detêm em busca de adeptos, dinheiro, honrarias, poder político e adoração que vem com postura de santos e profetas do altíssimo. Jesus diz que até os santos, os eleitos, cairiam na conversa deles.
Perguntem aos exegetas. É este o teor dessa pregação de Jesus. Ele estava advertindo seus seguidores para que tomassem cuidado com quem se apossa da doutrina e da fé do povo e o leva a aventuras espirituais perigosas. O apóstolo Paulo teve que enfrentar isso várias vezes. Pedro é duro ao falar dessa gente. É só ler os Atos e as Epístolas para ver que o problema dos falsos profetas milagreiros e santos não é novo.
As Igrejas todas etão precisando de mais doutrina, consoante o que Paulo pede a Timóteo, uja fé é sincera. Ele deve guardar bem a doutrina que aprendeu (cf. 2Tm 1, 5; 3, 14) sobre morte e ressurreição, proibição de alimentos, anúncios de castigos e fim de mundo. Cuidado com as pessoas que gostam muito de si mesmas ou de dinheiro, que se gabam de seus poderes, orgulhosas, abusivas e irreverentes, ingratas, sem amor e misericórdia, incapazes de perdoar quem não adere a elas. Têm aparência de gente santa, mas negam o poder de Deus. Envolvem as pessoas simples e carentes. Paulo diz que estão sempre aprendendo sem assimilar coisa alguma (cf. 2Tm 3, 1- 9). De resto, Jesus já condenara tais pregadores que fingiam orar em casas de viúvas ricas, mas queriam mesmo os bens delas (cf. Mc 12, 40), a pretexto de prolongadas vigílias e orações. Jesus diz que para tais falsos profetas o castigo seria muito maior.
Estes são tempos que exigem discernimento e sabedoria. Há verdadeiros e falsos pregadores e profetas entre nós. Sem a graça da sabedoria, corremos atrás de santos e profetas que parecem santos, mas não são. Segundo Jesus, todo cuidado é pouco diante dessa gente. Os verdadeiros seguidores de Jesus não se deixam enganar por discursos piedosos. Exigem conteúdo que não deturpe nem a Bíblia nem os ensinamentos da Igreja. O resto é mentira.
(José Fernandes de Oliveira - Padre Zezinho - pertence a Congregação do Sagrado Coração de Jesus, é escritor, compositor e cantor. Revista Família Cristã. Paz Inquieta.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário