"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

sábado, 5 de novembro de 2022

Solenidade de Todos os Santos

 Celebrada dia 01 de novembro para a Igreja no mundo inteiro. No Brasil, por não ser feriado, essa data tão importante, é transferida para o domingo seguinte, para a Igreja celebrar o dom da santidade.


O Evangelho que a Igreja sempre proclama nessa data é o das Bem-Aventuranças (O Sermão da Montanha - Mateus 5). 

Refletimos sobre os santos que estão no céu e começaram sendo santos aqui na terra. A santidade para nós, católicos, é diferente para as outras religiões e até mesmo para os judeus, no Antigo Testamento. A santidade é o mistério escondido ao longo dos séculos por Deus e que foi revelado em Jesus Cristo. Deus quer que nós participemos da sua vida no céu, mesmo sendo algo inalcançável por qualquer criatura, por isso Deus se fez homem e sem deixar a Sua divindade, assumiu a nossa humanidade. 

Jesus fez homem, sem deixar de ser Deus. Jesus assumiu a nossa humanidade para que nós, pudéssemos assumir a vida divina. E aqui está a santidade. Deus se fez homem para que nós, unindo-nos a Jesus, participemos da vida de Deus.

A santidade é a configuração à Cristo, é a união à Jesus.

Jesus é o santo dos santos. Deus que se fez homem.

Para participarmos da vida de Deus ao céu, precisamos estar unidos à Jesus. E essa união acontece em primeiro lugar na fé, que não é um sentimento, não é uma confiança.

O justo vive pela fé. A fé é uma realidade derramada em nosso coração através de um dos de Deus e nós pela fé, começamos a unir a Deus. A fé cresce e floresce na santidade.

O Evangelho é uma força de Deus para aquele que crê. (São Paulo).

A fé nos une a Jesus. Os santos se uniram a Jesus. Não é possível ser santo, sem ser cristão católico. Não é possível ser santo fora da Santa Igreja Católica.

Houve santos no Antigo Testamento (Apocalipse - 144 mil santos). Vem Jesus e o número de santos é muito maior (Em Apocalipse fala de uma multidão incontável), são os santos que hoje celebramos.

Para sermos santos precisamos nos esforçar muito, só assim esse número ficará cada vez maior.

Também existe santidade no purgatório, pois lá, ninguém mais tem pecado. Os pecados veniais são perdoados quando a pessoa entra no purgatório. Já é santa, não está totalmente pronta para ir para o céu, pois existem algumas desordens que precisam ser purificadas, ainda tem penas que precisam ser pagas. Elas já amam a Deus de todo coração, de toda sua alma, com todas as suas forças. Existe sofrimento no purgatório, mas quem está lá, já é santo.

Não é possível ser santo sem a caridade de Deus. Sem amor por Jesus. A caridade é a santidade. Eu amo com o amor que Deus me deu, não com meu amor.

O que faz um santo é o seu amor por Jesus.

Não existe santidade longe de Jesus.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário