"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

MÊS DE AGOSTO - MÊS DAS VOCAÇÕES

Agosto, mês das vocações. Ouvindo o padre Paulo Ricardo falando sobre discernimento vocacional (03/08/2020 - https://www.youtube.com/watch?v=qXi62CoBQUg&feature=em-lsp), percebo como é triste o rumo que as novas gerações estão seguindo. Ele fala da incapacidade das pessoas discernirem a própria vocação. Confirma sobre isso, nos recordando que antigamente um adolescente dizia que seria um aviador e se tornava um aviador, mas hoje, podemos ver que um adulto com 40 anos, muitas vezes não sabe qual é a sua vocação e não se encontra.

Mas qual seria o caminho? Padre Paulo Ricardo não nos dá uma mapa do tesouro, mas nos alerta que geralmente as clínicas de psicologia criam suportes, criam testes e depois dizem quais são as suas aptidões, mas isso não é um teste vocacional e sim de talentos. Explica que vocação vem de vocare, um chamado. E se é um chamado, devemos pensar que para ocorrer um chamado, deve haver duas pessoas, e não uma, porque se é chamado, há alguém que te chama. Vocação não começa em nós e termina em nós.

Para descobrir nossa vocação devemos descobrir como vou me doar. Por isso temos tantos jovens que não conseguem descobrir sua vocação,  porque o importante não sou eu comigo mesmo para ser feliz ,o importante não é eu ser feliz , esse é o pior método. Vocação é quando vc está sendo chamado para o outro. 

Deus foi proibido nos consultórios de psicologia, e a razão é que eles não podem invocar um princípio transcendente que é Deus. Pessoas que tem fé, diz ele que podemos falar rasgado, porque somos cristãos, têm uma vocação porque Deus esta chamando, para doar a sua vida. Mas se continuamos pensando que eu sou importante, eu quero ser feliz, essa pessoas não vai encontrar a sua vocação.

Nos recorda também que há 60 anos atrás, as pessoas eram pai e eram mãe, ou seja, como é possível um pessoa entender que tem vocação para ser pai ou ser mãe, se é um ser egoísta, como vai doar-se para o outro. Isso chama-se sociedade cristã, mas hoje, as pessoas parecem que pararam. de ser cristãs. Ser cristão é ser sadio, é ser pessoas para os outros. 

Vocação não é fazer de conta, Deus esta chamando para sair de nós mesmos, portanto toda vocação verdadeira é sempre uma conversão, ou seja, sair do egoísmo e ouvir a voz que chama. Toda vocação é contemplada como a vocação de Abraão, sair, ouvir a voz de Deus e sair, sair de nós mesmos , ir ao encontro do próximo. É necessário entender que é preciso morrer , sair de vc mesmo, excluir o homem velho porque Deus está dentro de cada um de nós, Ele nos chama e por isso precisamos sair. Deus está em mim mas ao mesmo tempo me chama para sair. Somos cegos, vivemos  como máquinas e nos afastamos de Deus. Devemos sair do mecanismo mundano, nos desligarmos do mundo, fugir dos instintos mundanos, fugir dos instintos animais  e ser capaz de amar , carregar a cruz, mesmo sentindo dor, sentindo o peso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário