"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

terça-feira, 28 de julho de 2020

SÃO JOAQUIM e SANTA ANA - 26 de julho - Dia doa avós

Nossa Igreja celebra, em 26 de julho, a memória litúrgica de São Joaquim e de Sant'Ana, pais de Maria Santíssima, os avós de Jesus Cristo. E esta data também nos dá a oportunidade de refletir sobre a importância dos avós e dos idosos em nossas vidas, na vida de nossas famílias.

Santa Ana, já em idade avançada, não tinha filhos e isso era causa de desgosto e de vergonha para ela. Mas, Joaquim e Ana eram muito fervorosos, nunca deixaram de rezar e pedir por esse milagre. Obtiveram de Deus o nascimento da Virgem Maria, tendo-a consagrado a Deus aos três anos de idade no Templo de Jerusalém.

Santa Ana dizia: "Se Deus vive e se eu conceber um filho ou uma filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele por toda a minha vida".

Na casa dos avós de Jesus, veio ao mundo Maria, onde cresceu, acompanhada pelo amor e pela fé, onde aprendeu a escutar o Senhor e seguir a Sua vontade. Maria acolheu em seu seio o Filho de Deus e O ofereceu ao mundo, ofereceu-O a nós. Podemos observar o valor precioso da família na transmissão da fé, que é essencial para qualquer sociedade. 

Assim como Joaquim e Ana transmitiram a experiência e a sabedoria de suas vidas, precisamos manter entre nossos idosos e a sociedade, principalmente os jovens, este diálogo de experiência e sabedoria. Precisamos aprender a valorizar nossos idosos e ter carinho por eles. Os avós têm um tesouro a repassar aos seus familiares, principalmente aos netos.

Dia 26 de julho, deve ser o dia dedicado a demonstrar todo amor, carinho, respeito e gratidão aos nossos avós. Que São Joaquim e Santa Ana nos ajudem a sermos mais amorosos e respeitosos com nossos idosos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário