"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Palavras de Santo Agostinho

          Por isso está dito: "Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto. Pois tudo o que pede, recebe; o que busca, acha; e ao que bate, se abrirá. Quem de vós, sendo pai, se o filho lhe pedir um peixe, em vez de peixe lhe dará uma serpente? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará ao Espírito Santo aos que o pedirem" (Lc 11, 9-13).
          Três virtudes são aí recomendadas pelo Apóstolo: a primeira é a fé, simbolizada pelo peixe. Isso, quer por motivo da água do batismo, quer porque a fé se mantém íntegra nas flutuações deste século. Ao peixe é oposta a serpente. Foi ela que, com venenosa fraude, persuadiu a que se negasse a fé em Deus.
          A segunda virtude é a esperança, simbolizada pelo ovo. Isso porque a vida futura do pinto ainda não é, mas será. Assim também a esperança não se vê, mas se espera. A esperança que se vê, já não é esperança (Rm 8,24). Ao ovo é oposto o escorpião, porque quem espera na vida eterna esquece-se do que viu atrás, fica parado e tende só ao que vem pela frente. Para ele é pernicioso olhar para trás. Ao contrário, no escorpião, o que se avista é posterior, venenosa e em forma de aguilhão. 
          A terceira virtude é a caridade simbolizada pelo pão. "A maior delas é a caridade" (1Cor 13,13). Assim também, o pão supera por sua utilidade a todos os demais alimentos. Ao pão se opõe a pedra, porque os corações endurecidos recusam a caridade.

Santo Agostinho
Carta a Proba, cap. 8,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário