"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Conselho dos Santos

                           

Falar com amor, ser honesto e dar ouvidos às crianças, são algumas lições deixadas pelos santos.

Para alcançar a santidade, homens e mulheres, como você e eu, buscaram durante a vida ajudar o próximo e levar o bem a todos. Nessa trajetória de muita doação ao outro, eles deixaram conselhos que podem nos ajudar muito e principalmente, conselhos que os adultos podem usar para ajudar as crianças, ajudar na criação dos filhos e netos.

As atitudes dos adultos refletem nas crianças. Somos espelhos para as crianças. Por isso, é prudente evitar discutir na frente dos pequenos e dizer palavras que possam machucá-los. E caso isso ocorra, pedir perdão pelo ocorrido, é necessário.

A vida de todo cristão consiste em testemunhar a pessoa de Jesus, o Santo. Ser santo é assemelhar-se a Ele. Os santos, vivendo em harmonia com o Evangelho, fizeram e fazem a experiência do amor de Deus, o amor verdadeiro, o amor divino. É esse amor que educa, com obras, e testemunho, sendo o verdadeiro meio de educação para as crianças.

Esses são valores universais que podem ser aplicados por todas as pessoas, porque são deixados por Jesus Cristo. A prática do bem, da honestidade e da justiça são necessários para toda humanidade. E os santos nos influenciam com seus exemplos.

Para vivermos em família:

SENTIMENTO 
Irmã Dulce - "Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala." Educar na fé e no amor, como os santos.

COLÔNIA DE FÉRIAS
Dom Bosco - Ele que inventou a colônia de férias, porque ensinava não com discursos longos, mas  de histórias , através de uma bola, de canções e de jogos ao ar livre. Até o começo do século XX, criança não tinha vez, nesse período se dizia: "Crianças devem ser vistas, mas não ouvidas".

VALORES
São João Paulo II - São João Paulo II cresceu ouvindo de seu pai, histórias dos santos da Polônia. Um amigo de infância de João Paulo disse: O senhor Wojtyla consagrava todo o tempo que tinha ao filho, afirmando a personalidade de Karol no essencial. Ele lhe deu todo amor de que era capaz. Sem essa base, Karol nunca teria ido tão longe em sua vida." Devemos fazer como o pai de João Paulo, aproveitar todos os momentos para compartilhar valores de forma interessante.

(Fonte: A Gazeta, 07 de junho de 2015, Adelita Maria Rozetti Frulane, missionária da comunidade Canção Nova, entrevistado: Padre Jocemar Zagoto).




Nenhum comentário:

Postar um comentário