"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A existência dos anjos

Uma verdade de fé.

Ontem, dia 29 de setembro, dia dos ARCANJOS.

A existência dos anjos é uma verdade de fé confirmada por vários Concílios, pela Sagrada Eucaristia e pela Tradição da Igreja, que os apresenta nos escritos dos Santos Padres e dos Santos doutores da Igreja.

O Magistério da Igreja confirmou a realidade dos anjos, sobretudo no Concílio de Latrão IV (1215), em Roma, ao se declarar contra o dualismo dos hereges cátaros: “Deus é o Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, espirituais e corporais; por sua onipotência no inicio do tempo criou igualmente do nada as criaturas espirituais e corporais, isto é, o mundo dos anjos e o mundo terrestre; em seguida criou o homem, que de certo modo compreende umas e outras, pois consta de espírito e corpo. O diabo e os outros demônios foram por Deus criados bons, mas por livre iniciativa tornaram-se maus. O homem pecou por sugestão do diabo.” (DS 800).

A existência dos anjos foi reafirmada, no II Concílio de Lião, sob o pontificado de Gregório X, em 1274, nos seguintes termos:

“Cremos em um Deus Onipotente (...), criador de todas as criaturas, de quem, em quem e por quem existem todas as coisas no céu e na terra, visíveis, corporais e espirituais” (DS 461).

“Se alguém negar que existe um só Deus verdadeiro criador das coisas visíveis e invisíveis, seja anátema” (DS 1801). “Se alguém disser que as coisas finitas, quer sejam corpóreas, quer espirituais são emanações da substância divina (...) seja anátema” (Contra o Panteísmo, Cânon 4).

Na Encíclica “Summi Pontificatus”, de 20 de outubro de 1939. Pio XII lamenta que “alguns ainda perguntam se os Anjos são seres pessoais e se a matéria difere essencialmente do espírito” (DS 2318).

O Concílio Vaticano II (1962-1965) na Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, fala claramente dos anjos: “Portanto, até que o Senhor venha com toda sua Majestade, e todos os anjos com Ele” (cf. Mt 25,31) (LG, 49).

São Gregório Magno dizia que cada página da Revelação escrita atesta a existência dos Anjos. A presença e a ação dos Anjos bons e maus estão a tais pontos inseridos na historia da salvação, tanto na Sagrada Escritura como na Tradição da Igreja, que não podemos negar a sua existência e ação, sem destruir a Revelação de Deus.

No entanto, a Revelação atesta a sua realidade, pois são mencionados mais de 300 vezes na Bíblia. Portanto, não há como negar a existência deles, sem contradizer o claro ensinamento da Igreja. Algumas citações bíblicas que provam a existência dos anjos: Dan 12, Apoc 12, Luc 1,19, Tb 12,12-15 e muitos outros.

(Folheto Mensal da Paróquia São Francisco de Assis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário