"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Patativa do Assaré

(Este é o Arthur)

Patativa do Assaré
(Resposta - Seu dotô me conhece?)


Seu dotô
me conhece ?
Patativa do Assaré


Seu dotô, só me parece
Que o sinhô não me conhece,
Nunca sôbe que sou eu,
Nunca viu minha paioça,
Minha muié, minha roça
E os fio que Deus me deu.


Se não sabe, escute agora,
Que vou contá minha história,
Tenha bondade de uvi:
Eu sou da crasse matuta,
Da crasse que não desfruta
Das riqueza do Brasi.

(Monique de casaquinho rosa, sua prima Daniele e o vovô Milton)

************************************
Resposta ao Amigo Sertanejo

Amigo sertanejo, não fique tão desolado acreditando que somente você tem problemas. Sei que podes contar os infortúnios que tem, mas com certeza se for contar as fortunas que possui, vai perder de vista. Por exemplo, a sua modesta palhoça, com certeza tem o calor do aconchego, do saber receber, coisa que por aqui nestas bandas, muito tempo não há. Que coisa boa seria se a cada manhã bem cedinho a janela da minha casa pudesse abrir sem receio e assim deixar o sol esquentar a cada cantinho. No entanto o sol aqui quando entra, vem meio que desanimado, sem forças, já que as grades o impede de entrar totalmente, ou se vem, vem quase que brigando com os obstáculos, que são as casas e edifícios enormes, que encontra até chegar a minha janela.

Amigo sertanejo, na sua mesa com certeza o alimento é saudável, vem direto do seu cultivo, eu, no entanto não sei a procedência do meu, me alimento acreditando no que os distribuidores falam: “este alimento é da melhor qualidade”. E a sua família, com certeza há de ser abençoada, porque é através da luta diária e da força da união que o alimento é posto à mesa, aqui, porém, temos que agendar, mas não quer dizer que o alimento não seja abençoado, contudo agendamos para saber qual é o melhor dia para a reunião familiar, ou seja, qual é o melhor dia para podermos comer todos juntos sentados à mesa para colocar a conversa em dia e desfrutar da companhia uns dos outros sem a nossa fiel e amiga companheira televisão.

E para finalizar a nossa prosa, tenha a certeza que quem melhor desfruta as riquezas do Brasil é você meu amigo. No caminho da labuta, seja no trotar do cavalo, seja no balanço da carroça ou ainda, no passeio do seu Volkswagen, você tem o privilegio de contemplar o que de mais belo temos, a natureza e respirar o ar puro. Já aqui, não somos tão afortunados, além de enfrentarmos o trânsito caótico também encaramos o medo diário da violência, somos obrigados a respirar um ar tão poluído que constantemente temos crises alérgicas e a paisagem também não é das melhores, a poluição afeta também a visão, visto pela quantidade de propagandas espalhadas por todos os cantos e o céu carregado de nuvens negras, não devido à chuva, mas pelas fumaças emitidas das estufas das fábricas.

Se todos, matutos ou não, soubéssemos matutar sobre o respeito mútuo, se soubéssemos matutar sobre as diversidades que nos completam, saberíamos viver melhor.

Um grande abraço,

seu amigo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário