"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O FERIADO DE 12 DE OUTUBRO


Feriado de Nossa Senhora Aparecida. Tenho ouvido que isso é uma idolatria, que é uma violência feita à consciência dos Evangélicos, que é antidemocrático, etc. Vamos a uma explicação certamente útil.




1º - Venerar Nossa Senhora Aparecida não é idolatria, não é adoração. Nisso é preciso atender ao que a IGREJA ensina e pratica e não, aos possíveis erros ou distorções de pessoas menos esclarecidas. O gesto de ajoelhar-se diante das imagens dos santos não é atitude idolátrica. Pela Bíblia fica claríssimo que tanto se ajoelhava diante de Deus como diante dos homens, diante dos profetas. Inúmeros exemplos que você pode procurar ou relembrar.




2º - Não é antidemocrático - O Decreto Lei 6.802 responde a um desejo da IMENSA MAIORIA do povo. E o que se faz por voto explícito ou presumível da maioria é plenamente democrático.




3º - Não é uma violação de Consciência - O decreto concede um feriado mas não obriga ninguém a venerar Nossa Senhora Aparecida. Aliás, se o governo quisesse atender a esse tipo de contestação, tinha de mudar muita coisa! Deveria suprimir os domingos porque é dia da Ressureição do Senhor e os judeus, os maometanos e tantos outros não creem nisso. Deveríamos tirar o Cristo Redentor do alto do Corcovado e que se tornou símbolo do Brasil. Deveríamos acabar com todas as missas chamadas oficiais porque o governo não pode ter religião oficial. Até mesmo, em nome dos ateus, deveríamos cancelar o DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS A DEUS...




Nada disso: o feriado nacional vem ajudar os bons filhos de Nossa Senhora a terem mais disponibilidade para o culto à Mãe do Brasil - Quem não concorda, aproveite o feriado para dormir ou jogar futebol e... Viva a Mãe de Deus e Nossa...


(Pe. Paulo J. de Souza, SJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário