Nossa Igreja celebra, em 26 de julho, a memória litúrgica de São Joaquim e de Sant'Ana, pais de Maria Santíssima, os avós de Jesus Cristo. E esta data também nos dá a oportunidade de refletir sobre a importância dos avós e dos idosos em nossas vidas, na vida de nossas famílias.
Santa Ana, já em idade avançada, não tinha filhos e isso era causa de desgosto e de vergonha para ela. Mas, Joaquim e Ana eram muito fervorosos, nunca deixaram de rezar e pedir por esse milagre. Obtiveram de Deus o nascimento da Virgem Maria, tendo-a consagrado a Deus aos três anos de idade no Templo de Jerusalém.
Santa Ana dizia: "Se Deus vive e se eu conceber um filho ou uma filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele por toda a minha vida".
Na casa dos avós de Jesus, veio ao mundo Maria, onde cresceu, acompanhada pelo amor e pela fé, onde aprendeu a escutar o Senhor e seguir a Sua vontade. Maria acolheu em seu seio o Filho de Deus e O ofereceu ao mundo, ofereceu-O a nós. Podemos observar o valor precioso da família na transmissão da fé, que é essencial para qualquer sociedade.
Assim como Joaquim e Ana transmitiram a experiência e a sabedoria de suas vidas, precisamos manter entre nossos idosos e a sociedade, principalmente os jovens, este diálogo de experiência e sabedoria. Precisamos aprender a valorizar nossos idosos e ter carinho por eles. Os avós têm um tesouro a repassar aos seus familiares, principalmente aos netos.
Dia 26 de julho, deve ser o dia dedicado a demonstrar todo amor, carinho, respeito e gratidão aos nossos avós. Que São Joaquim e Santa Ana nos ajudem a sermos mais amorosos e respeitosos com nossos idosos.