"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Festa Junina

Amo esta época de FESTAS JUNINAS! Festas em homenagem a São João, São Pedro e Santo Antônio. Pena que não é mais o que era, que entrava em cena a camisa com remendos, a saia rodada, o chapéu de palha, as fogueiras e músicas de sanfoneiros.


Muitos pensam que essa tradição vem do Nordeste, mas ela vem dos países católicos da Europa, onde a festa era conhecida como Joanina, em homenagem a São João.



No período colonial, os portugueses trouxeram para o Brasil o costume de celebrar o santo do mês de junho e aqui, foi incorporado os costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. Comidas típicas como mandioca, doces e pratos feitos à base de milho passaram a fazer parte das comemorações.


No século XVII, os padres jesuítas celebraram as primeiras festas em homenagem a São João em solo brasileiro.

Em algumas regiões, principalmente no estado do Nordeste, as festas movimentam o turismo da região.

Curiosidades à parte, eu gosto mesmo é de ver o "arraiá" enfeitado, ver as danças típicas e claro, comer as delícias dessa época.

Esse ano, a minha turma do 3º ano dançou Boi Bumbá e aproveitamos para homenagear os 100 anos de Luiz Gonzaga. Eles ficaram empolgadíssimos. Que bom... não é mesmo?!

Assim que eu conseguir as fotos vou publicar, mas vai aí as fotos do boi.
Ideia minha? Não! Acompanhei as dicas no You Tube, segue o endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=4q7igp7kF-c.

Até que ficou bom!




Fica agora, aquele gostinho de quero mais, mas só ano que vem. :)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Primeira Comunhão



Ontem, dia 10, minha primeira turminha recebeu a Primeira Comunhão, 14 catequizandos. Receberam o sacramento da Eucaristia. Foi um grande dia! O primeiro de muitos! Assim, peço em minhas orações.
Dois deles receberam o sacramento do Batismo. Uma linda celebração e espero que fique gravada no coração deles.
Notei que, apesar de estarem se preparando algum tempo, foi realmente nas duas últimas semanas que parece que a ficha deles caiu. Fizeram-me tantas perguntas, surgiram tantas dúvidas e o nervosismo pairava no ar. Confesso que eu também estava um tanto quanto nervosa. A ansiedade era grande por parte deles e minha, mas no dia mesmo, eu estava calma e contente. Acredito que a alegria, o contentamento me deixou mais tranquila.
No momento que recebiam o Corpo e o Sangue de Cristo pela primeira vez, fiquei ali, paradinha, apreciando a reação e cada um.
Esta foi a imagem que eles escolheram para a camisa da Primeira Eucaristia.

Linda, não é mesmo?!
Espero que a Primeira Comunhão que receberam seja o início de uma linda caminhada, de uma amizade profunda com Jesus para toda a vida.

sábado, 9 de junho de 2012

Corpus Christi - "O Corpo de Cristo"

Quinta-feira, dia 07, nós católicos comemoramos a festa de Corpus Christi ("O Corpo de Cristo"), celebramos a presença de Cristo na Eucaristia, no pão e no vinho que o sacerdote consagra para se tornar o corpo e o sangue de Cristo.

A Eucaristia é o mais importante dos sacramentos, que constitui o cume da vida cristã, mas infelizmente, muitos não dão a devida importância que lhe cabe e a Igreja tem o desafio de tentar despertar a importância desse sacramento.

Instituída por Papa Urbano IV (1264), a festa de Corpus Christi tornou-se popular a partir da confirmação por Papa Clemente V (1311/1312). Chegou ao Brasil com os portugueses e os espanhóis e é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Em várias regiões os fiéis ornamentam as ruas com coloridos tapetes de flores, café, tampinha de garrafa, casca de ovo, sal grosso, papel, papelão, latinha, isopor, serragem e outros materiais, reproduzindo figuras de Jesus, do cálice da Ceia, da Virgem Maria e outras imagens relacionadas à Igreja Católica, para a procissão com o Santíssimo Sacramento no ostensório passar.

Esta celebração torna-nos responsáveis pela construção de um mundo mais justo e solidário.

(Imagem retirada do site da Paróquia São Pedro)