São José Operário era carpinteiro na Galiléia, pai adotivo de Jesus e esposo de Maria. A mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porem, foi a José que Ela foi concedida.
José sempre esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Assim como também ao lado de seu filho, Jesus.
Se todas as mães fossem Maria e se todos os pais fossem José, não teríamos tantos jovens perdidos. Não é mesmo? Não ouviríamos tantas crueldade contra as crianças e também não ouviríamos tantas barbaridades que os adolescentes estão praticando, sem ter a mínima noção do que é certo ou do que é errado. Simplesmente fazem aquilo que querem e na hora que desejam sem se importar com o próximo. Se todos os pais fossem guardiões de seus filhos como José o foi, ou se pelo menos soubessem transmitir valores, menos sofrimentos existiriam, porque estes pequenos se transformariam em homens de bem, de princípios.
Muito agradeço a Deus por meus pais, meus guardiões, que souberam me transmitir valores morais e por isso, hoje, posso dizer que sou uma pessoa de bem.
São José, além de um exemplo de pai, também é patrono dos trabalhadores, sua festa é celebrada em 01 de maio.
Trabalhador... e pensar que existem pessoas preguiçosas que querem muito, mas acabam consegindo pouco, mas há também as pessoas que trabalham com dedicação e que vão prosperar e ficar satisfeitos. Assim acontece com quem trabalha duro e com alegria em qualquer coisa que faça, como se estivesse trabalhando para Deus.
(Veja Provérbios 13:4 e Colossenses 3:23)