"Ó Deus, criaste-nos para Ti e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" (Santo Agostinho)

"Faça poucas coisas, mas as faça bem!" (São Francisco de Assis)

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bíblia Católica X Bíblia Protestante

Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante?

          O problema entre a Bíblia Católica e a Protestante está unicamente no Antigo Testamento. Todos os livros do Antigo Testamento provavelmente foram escritos em hebraico, mas somente em 1946, com a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, foi possível comprovar esse fato, pois encontrou-se fragmentos em hebraico de todos os livros, exceto Judite, que mesmo assim é repleto de semitismo, comprovando sua origem hebraica. 
     
          Lutero, quando fez a tradução da Bíblia para o alemão, excluiu os sete livros que não se conhecia seus originais em hebraico, a saber: Judite, 1 e 2 Macabeus, Tobias, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc, restando assim 66 livros. Esses, até então, só se conhecia em grego. A lista de 73 livros é muita antiga, desde 406, com a tradução feita para o latim, por São Jerônimo. E diante das descobertas dos Manuscritos do Mar Morto, não faz sentido questionar sua autenticidade. 

              Nota-se: os sete livros foram excluídos da Bíblia por Lutero. As traduções ecumênicas e algumas protestantes já trazem, em suas novas edições, os livros em seu lugar, conforme a Bíblia Católica ou no final como apêndice acrescido do termo deuterocanônicos (segunda lista oficial).

(Extraído da Revista JPII (Pergunte ao Padre) - www.saopedrojacaraipe.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário